recentemente li os livros "a meia-noite na biblioteca" e "a medida" (to no finalzinho) e me lembraram de questoes filosoficas.
vc que esperava um post sobre inteligencia artificial, produto ou design organizacional... essa ainda é pra vc. pq no fundo, tudo que fazemos e esperamos das coisas, tem a ver com filosofia pratica. com nossas vidas.
o primeiro livro mostra que ter a chance de viver outras vidas, e consertar erros passados, não é garantia de felicidade. mesmo se tivéssemos muitas opções de vida, isso não resolveria.
o segundo mostra que se a gente soubesse exatamente quando vai morrer, essa informação na mão não traria paz. poderia mudar os planos, mas eles so nos trariam novos tipos de problema.
a reflexão que fica das duas leituras: nem ter escolhas infinitas, nem saber o futuro são a chave pra uma vida boa. so nos trazem outras expectativas e frustracoes.
o lance ainda é aprender a lidar melhor com a vida que a gente já tem, aqui e agora, com as dúvidas e limites que vêm junto. quando as condições permitem e deixa algum espaço para experimentar e engajar com o que está ao nosso alcance.