🧘Método MEDIT-E
Um método para superar a procrastinação e realizar qualquer projeto de execução ou aprendizagem
Ao nos depararmos com projetos que não conseguimos iniciar ou concluir, é comum ficarmos frustrados ou simplesmente adiarmos. Procrastinarmos. Indefinidamente. Ou, iniciarmos, mas pararmos no meio do caminho.
Não há nada de errado em descartar ou desistir de projetos. Às vezes é importante. Quando algo não irá gerar o valor que desejamos para nossas vidas. Quando os benefícios não valem o esforço. Porém, essa conclusão parte de uma decisão e avaliação intencional.
Muitas vezes, não temos pistas dos motivos que nos fazem procrastinar ou parar no meio do caminho. Se tivéssemos, poderíamos ter opções sobre o que fazer.
Nesse método descrevo quais podem ser os obstáculos que estão prevenindo a realização de um projeto, passos para superá-los e como selecionar ou adaptar projetos para potencializar outros projetos, rotinas ou áreas.
Considere projetos um conceito amplo. De coisas simples a mais complicadas ou complexas. De coisas pessoais, a funcionalidades e versões de produtos, até negócios.
Exemplos de projetos:
organizar o guarda-roupa
organizar um evento
aprender uma habilidade
mudar de cidade ou país
comprar um imóvel ou construir uma casa
mudar de emprego
desenvolver uma nova funcionalidade para um produto
formatar a primeira versão de um novo produto
abrir uma nova filial
etc
Acrônimo
MEDIT-E é um acrônimo para:
MEDIT: MEdo, Dificuldade, Incerteza e Tédio. Obstáculos que evitam que iniciemos ou concluamos um projeto.
E: evolução. Mecanismos de evolução que podemos usar para priorizar ou adaptar um projeto que favoreça outros projetos, rotinas e áreas.
Você não precisa decorar nada. Basta seguir as etapas abaixo.
Download para utilizar o método
Para facilitar a utilização do método, faça download de um documento em formato Google Docs contendo todos os passos. Nele você poderá responder no próprio documento digital ou imprimir várias folhas.
Inspiração
O método teve como inspiração o DUST de Graham Allcott, DiSSS de Tim Ferriss, Shape Up da Basecamp, Produtos Evolutivos e Genotype and Phenotype of Software Products.
Processo e Mentoria
Este método faz parte de um processo cadenciado e estruturado para mudança de estilo de vida, chamado Estilo de Vida Experimental. No processo ofereço um olhar amplo sobre aspectos de vida, diversas outras ferramentas, orientação e comunidade para apoiar transformações significativas.
E também é uma das ferramentas que utilizo para sessões de mentoria de estilo de vida e práticas organizacionais.
Convite e Crédito
Compartilhe comigo sua experiência ao usar o método. Pode comentar abaixo.
E caso você deseje usar esse material com clientes, pacientes ou compartilhar com seu público, o que peço em troca é dar crédito, referenciar o material e compartilhar o link para cá.
Rotinas para evolução de projetos
Pode ser útil você criar uma rotina para evoluir seu projeto.
Por exemplo, quando estamos escrevendo um livro, podemos querer ter um compromisso periódico para a escrita ou mesmo para a pesquisa necessária para escrever.
Por isso, além do MEDIT-E, utilize também o Impulso-R10 para criação de rotinas sustentáveis.
Método MEDIT-E
MEdo
A ação parece intimidadora ou desencadeia medo de falhar. A procrastinação parece servir como uma rede de segurança, mantendo você em sua zona de conforto.
Passos
Entenda o propósito
Qual o propósito em realizar esse projeto? O que você espera que seja diferente na sua vida após a conclusão do projeto?
Defina encontros ou acompanhamento recorrente
Programe encontros recorrentes de acompanhamento sobre o progresso do projeto com pessoas que possam colaborar (conhecimento, palavra de inspiração) ou ao menos te manter no ritmo.
Se não encontrar ninguém para isso, você pode fazer uma autorreflexão programada recorrente. Ou, compartilhar publicamente em rede social sobre isso recorrentemente, caso ajude você tomar coragem e avançar.
Defina o limite de tolerância de tempo (o APETITE)
Quantos dias, semanas, meses, semestres ou anos está disposto(a) a investir?
Caso passar desse limite, qual regra padrão assumir?
Exemplos:
descartar o projeto.
despriorizar o projeto e só voltar a priorizar quando reavaliar todas as perguntas do MEDITE.
dar ao projeto mais uma tentativa de X tempo (dias/semanas/meses), e se não finalizar, descartar.
Comprometa-se (opcional)
Com Pessoas Específicas: comprometa-se com pessoas importantes para você, informando sobre o projeto, quando pretende iniciar e quando pretende concluir.
Com Consequências: comprometa-se publicamente envolvendo dinheiro ou tempo com causas, ou pessoas. Caso você não realize o projeto, você doará esse dinheiro ou tempo.
A ferramenta Stickk usa essa abordagem.
Dificuldade
A ação parece desafiadora e exige um alto nível de habilidade ou esforço. Você não sente confiança de que irá conseguir.
Perguntas para responder:
Quais são as partes mais difíceis, desconhecidas, incertas ou com mais dependência nesse projeto?
O que você poderia fazer para mitigar os riscos das partes acima antes de realizar (ex: prova de conceito, preparar, estudar, etc)?
Qual seria uma versão mais Fácil, Rápida e Barata desse projeto? Seja para resolver o seu propósito e substituir o projeto original ou para utilizar como uma primeiro versão antes do projeto idealizado.
Quais pessoas têm experiência no assunto e você poderia entrevistá-las para aconselhamento? Entreviste-as.
Incerteza
A ação não tem uma definição clara, deixando você incerto sobre o que fazer, qual objetivo final ou como avaliar se está “pronto”.
Torne o projeto mais detalhado, acionável e claramente definido.
Perguntas para responder:
O que indicará que você finalizou o projeto com sucesso?
Quais são os escopos do projeto?
Escopos são um grupo de tarefas que podem ser concluídas, ou tópicos que podem ser estudados, de forma independente e em um curto período de tempo. Eles representam uma unidade de valor e podem ser avaliados e compreendidos separadamente.
Você pode experimentar a ferramenta Scopefully, que criei no passado para isso. Antes mesmo de surgir o MEDIT-E.
Quais escopos são indispensáveis e quais são dispensáveis para um primeiro momento?
Em que ordem os escopos indispensáveis devem ser realizados? Qual a sequência? Considere as dependências.
Quais são as 3 primeiras menores ações (micro tarefas) necessárias para iniciar o projeto? Descreva a sequência delas.
Como avaliar o progresso do projeto? Quais indicadores?
Onde visualizar o progresso do projeto?
Tédio
Há ações que são tediosas. Por isso é possível pensar em como minimizar o tédio.
Perguntas para responder:
O que você pode mudar do ambiente ao redor para melhorar a experiência? Local que irá realizar, visual, música, bebida ou comida, pessoas ao redor, etc.
Como você poderia criar um processo para determinadas ações relacionadas ao projeto ou automatizar? Pense em etapas, checklist, roteiros, atalhos, sistemas, fórmulas digitais.
Evolução
Considerando os mecanismos da evolução, podemos considerar dois fatores para aumentar a importância de um projeto:
Quantidade de projetos, práticas ou rotinas que o resultado desse projeto pode impulsionar positivamente. Considere listar os projetos, práticas ou rotinas.
Quantidade de contextos ou áreas no qual o resultado desse projeto pode ser aproveitado ou aplicado. Considere listar quais contextos e áreas (vida, organização, produto, social).
Perguntas para responder:
Como adaptar o projeto para aumentar as quantidades de projetos-práticas-rotinas-contextos-áreas?