Realizo esses exercícios diariamente pela manhã.
cuidado funcional para o rosto: uma rotina de mobilidade e consciência
1. consciência da deglutição
como fazer: com a postura ereta e o queixo levemente para dentro, engula a saliva quatro vezes, de forma lenta e deliberada. sinta o movimento acontecendo na sua garganta.
propósito: preservar a coordenação do ato de engolir, uma habilidade fundamental que pode se tornar desafiadora com o tempo (disfagia).
2. língua e assoalho da boca
como fazer:
a) empurre a língua firmemente contra o interior da bochecha direita por 4 segundos. relaxe e repita para o lado esquerdo.
b) estique a língua para fora e para baixo, em direção ao queixo, o máximo que conseguir sem dor. mantenha por 4 a 8 segundos.
propósito: fortalecer a língua e a musculatura sob o queixo. uma base de língua forte é vital para a fala, mastigação e para ajudar a manter as vias aéreas abertas, o que é importante para a qualidade da respiração e do sono.
3. liberação ocular
como fazer: sem mover a cabeça, gire lentamente os olhos em um círculo amplo, como se olhasse as bordas de um prato à sua frente. faça 8 vezes para a direita e 8 para a esquerda.
propósito: aliviar a tensão dos músculos oculares, fatigados pelo foco constante em telas, promovendo relaxamento para a visão.
4. soltura da mandíbula
como fazer: com a boca relaxada, mova a mandíbula de forma lenta e suave para a direita e para a esquerda, sem forçar. o movimento deve ser sempre confortável, nunca doloroso.
propósito: liberar a tensão acumulada na articulação da mandíbula (atm), um dos principais centros de estresse do corpo. a intenção é o relaxamento.
nota sobre dor e resistência na mandíbula
a rotina acima é um caminho de cuidado geral e preventivo.
após um período que tive dor crônica na atm experimentei exercício de resistência leve na mandíbula (empurrando a mandíbula contra a mão).
a ideia seria que a contração controlada poderia "resetar" um padrão de espasmo muscular que causava a tensão e dor.
vou deixar anotado tanto para futura referência pessoal quanto para experimentos:
abrir a boca resistindo levemente com a mão — 4s fraco
fechar a boca resistindo levemente com a mão — 4s fraco
empurrar mandíbula para o lado esquerdo resistindo levemente com a mão — 4s fraco
empurrar mandíbula para o lado direito resistindo levemente com a mão — 4s fraco
pense nisso mais como é uma abordagem terapêutica experimental, não de manutenção.
a sugestão é retornar à rotina de soltura e mobilidade suave descrita acima assim que possível, que é parece mais segura para o dia a dia.
*procure orientação de um fisioterapeuta.


Por que você faz esses exercícios?